quinta-feira, 16 de setembro de 2021

 Miniférias em 2021
Dia 7 (16 de Setembro de 2021)
(Badajoz – Olivença – Aldeia da Luz)
A noite foi bastante calma e a AS ficou completamente lotada de autocaravanas, tendo inclusive algumas autocaravanas pernoitado numa rua junto à AS.
Após o pequeno almoço efectuámos a manutenção das águas da autocaravana e saímos com destino a Olivença onde chegámos por volta das 10 horas e estacionámos num parque amplo junto ás muralhas.



Depois de devidamente instalados começámos a nossa visita pela Igreja de Santa Maria do Castelo. Esta igreja, de estilo renascentista e também com as características das denominadas “igrejas salão”, foi construída entre 1584 e 1627 no local da primeira igreja de Olivença, construída pelos Templários no século XIII.



No interior da igreja, existe um antigo retábulo de madeira, no qual se encontra desenhada uma “Árvore de Jessé", em várias cores, mostrando as figuras de “Jessé”, pai de David, a virgem Maria e o menino Jesus, entre outras figuras bíblicas da árvore genealógica de Jesus.

Retábulo da "Árvore de Jesse" na
Igreja de Santa Maria do Castelo
em Olivença

Na igreja, pela pessoa que ali se encontrava a “tomar conta do espaço", foi-nos fornecido um mapa de Olivença bem como algumas informações turísticas. 
Em seguida fomos à Capela do Espírito Santo que pertence à Santa Casa da Misericórdia e data do século XVI. Os trabalhos na igreja continuaram até ao ano de 1723, data em que a mesma adquiriu a sua fisionomia actual.
Interiormente apresenta uns retábulos barrocos e as paredes encontram-se revestidas até à altura das abóbadas com painéis de azulejos barrocos de Manuel dos Santos, representando as obras da Misericórdia. Esta composição torna a capela um dos melhores testemunhos da identidade Portuguesa de Olivença.


Retábulo barroco da "Misericórdia" 
na Capela do Espírito Santo em
Olivença

Retábulo barroco do "Pentecostes"
na Capela do Espírito Santo em
Olivença

Azulejos barrocos  representando as obras da Misericórdia
na Capela do Espírito Santo em Olivença

Azulejos barrocos representando as obras da Misericórdia
na Capela do Espírito Santo em Olivença

Azulejos barrocos representando as obras da Misericórdia
na Capela do Espírito Santo em Olivença

O Posto de Turismo encontra-se instalado numa das dependências do Convento de Nossa Senhora da Conceição.



A Igreja de Santa Maria Madalena, foi mandada construir no século XVI por D. Manuel I, sendo um exemplo de beleza e esplendor do estilo “Manuelino”. O interior apresenta umas surpreendentes colunas retorcidas, como cordame de um barco, bem como seis retábulos de talha dourada do século XVIII, e três retábulos neoclássicos em mármore de cores e azulejaria historiada.





 Outras fotos de Olivença.


Câmara Municipal (Ayuntamiento) de Olivença

Porta da Câmara Municipal 
(Ayuntamiento) de Olivença









"Porta de Alconchel" no conjunto muralhado do
Castelo Medieval de Olivença


"Torre de Menagem" do Castelo
Medieval de Olivença



Vista de Olivença desde a Torre de Menagem
do Castelo Medieval de Olivença

Vista de Olivença desde a Torre de Menagem
do Castelo Medieval de Olivença

Na Praça Santa Maria do Castelo encontra-se uma escultura em homenagem ao grupo oliventino de cores e danças folclóricas “La Encima”. Esta obra é do escultor Gamero Gil.


Escultura "La Encima" em Olivença

Algumas fotos do Museu Etnográfico de Olivença










Olivença tem muito mais para ver e é impressionante como se fundem as culturas portuguesa e espanhola. O seu património monumental foi declarado “Conjunto de Interesse Histórico-Artístico” em 1964. Desde 2019 Olivença faz parte da “Associação Los Pueblos Más Bonitos de España”.
Aproveitámos para almoçar no restaurante “El Fogon de Paula” e após mais um pequeno passeio pelo casco antigo de Olivença, saímos com destino à Aldeia da Luz, onde chegámos por volta das 16 horas.
Estacionámos na AS da Aldeia da Luz e ali já se encontravam mais 2 autocaravanas, 1 de matricula belga e outra francesa.
Percurso de Badajoz a Olivença 28 Km
Percurso de Olivença à Aldeia da Luz 90 Km
Percorridos no dia 118 Km
Estacionamento e pernoita (coordenadas N 38º 20’ 34’’      W 07º 22’ 26’’)

Sem comentários:

Enviar um comentário