segunda-feira, 30 de maio de 2016

Rias Baixas, Espanha
Parte I
Dia 5 (30 de Maio de 2016)
(Vila Nova de Cerveira - Vila Nova de Gaia)
A manhã apresentou-se algo nublada e um pouco fresca.
Nesta AS de Vila Nova de Cerveira passaram a noite cerca de vinte autocaravanas.

Após ter comprado pão fresco e de termos tomado o pequeno-almoço, saí um pouco para fazer algumas fotos.

Como o tempo estava nublado optámos por fazer a visita à Vila numa próxima viagem.
saímos em direcção a Caminha.
Caminha é uma vila raiana cujo município é limitado a nordeste pelo município de Vila Nova de Cerveira, a sudeste por Ponte de Lima, a sul por Viana do Castelo, a norte pela Galiza e a oeste pelo Oceano Atlântico.
A foz do rio Minho situa-se em Caminha, fazendo este rio parte integrante da paisagem da Vila.
Chegado a Caminha estacionámos no estacionamento em frente aos Bombeiros e fomos ao Posto de Turismo solicitar informações turísticas e mapas.
Em frente ao Posto de Turismo, na Praça Conselheiro Silva Torres, ao centro, encontra-se um chafariz de estilo renascestista da primeira metade do século XVI.

Nessa praça podemos ainda ver a Torre do Relógio que é um dos elementos centrais do brasão do município de Caminha.
Esta torre é a única remanescente das três portas que se rasgavam na primitiva cerca da Vila. Esta torre encontra-se voltada a sul e era denominada como "Porta de Viana", uma vez que por ali se ia a Viana do Castelo, e constituía-se no principal acesso da Vila.
A partir do século XVII recebeu o relógio público da Vila, passando assim a ser conhecida como a Torre do Relógio.
Sobre a porta encontra-se uma imagem de pedra da Virgem da Conceição.
Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1951.

Continuando a nossa visita fomos à Igreja da Misericórdia. A construção da igreja data de 1559, de estilo renascentista. Da sua  primitiva construção apenas resta o portão principal. A porta apresenta o arco de meia volta. Ainda na fachada principal pode-se ver acima da porta um grande janelão rectangular. O remate é feito com um frontão rectangular que alberga a imagem da padroeira da igreja e ao lado encontra-se a torre sineira.

No seu interior a igreja está decorada com talha, conservando num altar da parede direita a imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira de Caminha.

Em seguida caminhámos até à Igreja Matriz, também referida como Igreja de Nossa Senhora da Assunção.
Encontra-se erguida no interior da cerca medieval da vila, sobre os vestígios de uma primitiva capela românica.
Esta igreja gótica incorporando elementos manuelinos e renascentistas encontra-se construída em granito. A fachada apresenta um portal renascentista e encimado por uma rosácea.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Não foi possível visitar a igreja por a mesma se encontrar em obras.

A visita à Vila fica para uma próxima viagem que planeamos fazer, pelo que regressámos à autocaravana e partimos em direcção a Viana do Castelo mais concretamente ao Monte de Santa Luzia, onde chegamos por volta das 12,00 horas.

Algumas fotos das paisagens que se abrangem a partir deste local.

Após o almoço que foi efectuado num dos restaurantes iniciámos a viagem de regresso, tendo dado por finda esta viagem.
Vila Nova de Cerveira AS, coordenadas N 41º 56' 17''  W 08º 44' 48''

Percorridos 133 Km
Total de Kms realizados: 443
As descrições de locais bem como de monumentos e/ou um pouco de história, são essencialmente recolhidas através de informação existente em sites de Turismo, incluindo os dos Postos de Turismo, complementada também por consultas na Wikipédia, bem como informações adquiridas e recolhidas ao longo da viagem.