sexta-feira, 27 de maio de 2016

Rias Baixas, Espanha 
Parte I 
Dia 2 (27 de Maio de 2016)
(Baiona - Vigo)
De manhã após o pequeno-almoço decidimos começar os nossos percursos seguindo as "dicas" do folheto informativo "Rotas de Interesse" fornecido no posto de turismo e cujos percursos não chegam a ultrapassar 1,30 horas de duração. 
Para isso iniciámos a visita à réplica da "Caravela Pinta". Esta réplica foi construída em 1993 e actualmente alberga o "Museu da Navegação que é um pequeno museu colombiano onde podemos encontrar elementos, tanto da cultura cristã como da indígena.
A Caravela Pinta era a melhor e mais rápida embarcação que integrou a expedição do almirante Cristóvão Colombo, na viagem que veio a descobrir o continente americano em 1492.
Para esta visita é necessário adquirir bilhetes de ingresso. O custo de cada bilhete é de 2 €.







Após esta visita fomos ver um mural de azulejos pintados que mostra as rotas efectuadas pela "Caravela Pinta" no seu regresso do descobrimento do continente americano.Este mural encontra-se no porto próximo do Posto de Turismo.


Também junto à Fortaleza de Monterreal (Castelo de Monterreal), encontra-se erguido o monumento "Encontro Entre Dois Mundos". Este monumento foi inaugurado no V centenário comemorativo da "Arribada de Pinzón" a Baiona em que foi dado a conhecer a descoberta do continente americano. Esta escultura realizada em granito, consta de cinco grupos que representam a Galiza, América, a emigração e o regresso, colocados em redor de uma grande esfera que simboliza o mundo e que contém no seu interior amostras de terra trazida dos 22 países ibero-americanos e depositada pelos seus embaixadores no dia da inauguração.



Seguidamente percorremos algumas das ruas empedradas e estreitas que formam a zona antiga de Baiona, com as suas casas em pedra ou granito e pudemos observar os muitos restaurantes e tasquinhas com imensas iguarias locais. Foi precisamente nessa zona que acabámos por almoçar num dos restaurantes ali existentes.












Após o almoço fomos efectuar a visita à Fortaleza de Monterreal (Castelo de Monterreal) também conhecido como Fortaleza de Monte do Boi e que ocupa uma superfície de 18 hectares. Encontra-se erguido à beira mar e incorpora elementos construtivos dos séculos XII ao século XVI. Actualmente encontra-se requalificada como Parador Nacional de Turismo (hotel de alta qualidade)






Por fim fomos visitar o monumento da Virgem da Rocha (Virgem da Roca). Pela sua concepção particular é provavelmente o monumento mais conhecido do município de Baiona.
Encontra-se construído em granito sobre uma enorme rocha e tem cerca de 17 metros de altura, representando a Virgem que sustem um barco na sua mão direita. A sua construção é em pedra com excepção da cara e das mãos que são em mármore branco.



Demos por finda a nossa visita e partimos com destino a Vigo mas antes passámos por Gondomar onde comprámos, numa gasolineira, um redutor e uma garrafa de gás propano da Repsol. Nos vários locais onde estivemos ninguém procedia à troca quer de redutor quer de vasilhame português.
Continuámos a viagem e chegámos a Vigo por volta das 16 horas, tendo estacionado num estacionamento de uma estação de lavagem de carros, localizado entre a Praça da América e Praça de Espanha, mais concretamente junto ao Centro Comercial Gran Via.


Depois de algumas informações recolhidas fomos a pé até ao "Parque Municipal Quiñones de Léon".
Actualmente é o maior parque da cidade de Vigo, uma área de lazer e verdadeiro pulmão verde da cidade.
Este parque também conhecido como "Parque de Castrelos" ou "Finca da Marquesa" ocupa aproximadamente 24 hectares em que se encontram, além do palácio e seus jardins históricos, espaços verdes, um auditório e áreas arborizadas.
O Palácio acolhe presentemente o museu Quiñones de Léon.
Não foi possível visitar o museu uma vez que o mesmo estava fechado, fora do horário de abertura ao público, pelo que visitámos os jardins que ocupam uma área aproximada de 5 hectares. Estes jardins ao estilo inglês, francês e roseiral, são da segunda metade do século XVII.








Terminada esta visita regressámos novamente à autocaravana para confeccionar a refeição e depois fomos conhecer ainda o centro comercial Gran Via.
Local de estacionamento e pernoita, N 42º 13.307'  W 08º 43.510'
Percorridos 36 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário