quinta-feira, 26 de maio de 2016

Rias Baixas, Espanha 
Parte I 
Dia 1 (26 de Maio de 2016)
(Vila Nova de Gaia - A Guardia - Baiona)
Decidimos fazer esta viagem com a intenção de visitar e conhecer um pouco das Rias Baixas em Espanha.
O percurso iniciado teve como primeira paragem a área de serviço para autocaravanas de Vila Nova de Cerveira para efectuarmos a respectiva manutenção de águas.
Após seguimos o nosso percurso e na passagem por "A Guardia" aproveitámos para nos deslocar-mos até ao "Monte de Santa Tecla", para ver-mos o "Castro de Santa Tecla".


No cume do monte além de um restaurante e algumas lojas de "recuerdos" pudemos também visitar a capela dedicada a Santa Tecla, bem como um museu arqueológico.


Do alto do monte temos umas vistas espectaculares, desde o rio Minho, a sua foz e o mar atlântico bem como algumas povoações de Portugal, Vila Nova de Cerveira, Caminha e outras e ainda algumas de Espanha.




O "Castro de Santa Tecla", "Trega" para os Espanhóis, é um castro e um sítio arqueológico, pertencente à cultura castreja.
Esta povoação castreja, identificada pelo que resta das construções em pedra, na sua maioria de forma circular, ocupa uma grande extensão em diferentes locais do monte.




Pudemos também apreciar ainda as "cabanas", de forma circular ou oval em que algumas apresentam ainda um vestíbulo de acesso. No interior, algumas também apresentam bancos e o pavimento em alguns casos é de terra pisada e em outros de laje.




Para se aceder ao castro é necessário comprar um bilhete de acesso que custa 1 € por pessoa.
Após esta visita confeccionámos a refeição na autocaravana e seguidamente iniciámos a descida do monte tendo aproveitado na passagem pela localidade da Guardia para meter carburante na autocaravana , nas bombas da Repsol e efectuarmos algumas compras no supermercado "Dia".
Em seguida iniciámos a viagem com destino a Baiona mas na passagem por Oia fomos visitar o mosteiro que casualmente se encontrava aberto para umas visitas já programadas de alguns turistas.




Esta visita foi possível apenas por breves momentos uma vez que as referidas visitas estavam a terminar e por isso o mosteiro voltou a ser encerrado.
Continuamos o nosso percurso pela estrada que serpenteia a costa e chegámos a Baiona por volta das 17 horas. Depois de algumas voltas à procura de local para estacionar acabamos por parar junto ao Posto de Turismo onde nos forneceram informações turísticas bem como mapas. Por gentileza também nos deram algumas "dicas" de possíveis locais para estacionarmos a autocaravana. O local escolhido para estacionamento foi junto à Praia de Santa Marta, que aliás fica muito central e no qual já se encontravam mais três autocaravanas.
Aqui em Baiona começa verdadeiramente a nossa visita às Rias Baixas.
As denominadas Rias Baixas situam-se entre Baiona e Finisterra. São as de maior extensão e as que, de maneira uniforme, se prolongam de sudoeste a nordeste. Trata-se das rias de Vigo, Pontevedra, Arousa, Muros-Noia e Corcubión.
As rias baixas caracterizam-se pelo seu tamanho grande em relação à Rias Altas galegas.
Depois de devidamente "acomodados" partimos para uma breve visita pelo "Passeio de Monte Boi" que circunda toda a "Fortaleza de Monterreal".


O "Passeio de Monte Boi" é talvez o trilho mais apropriado para apreciar e observar os confins marítimos de Baiona. Circunda grande parte da fortaleza, num percurso de quase 2 Kms que se inicia sobre a praia de A Cuncheira e conclui sob a Torre do Relógio da fortificação, junto à Porta Real, após preservar um corredor secreto. Durante este percurso podemos admirar algumas praias bem como as ilhas Estelas e Cies e ainda enseadas dispersas e tranquilas, algumas com acessos através de escadarias de pedra bem como dois nichos lavrados na parede da muralha, dedicados a Nossa Senhora das Angustias e a S. Telmo.



Terminado este passeio regressámos à autocaravana para confeccionar a refeição e posteriormente efectuamos descontraidamente uma visita a pé pela marginal.
Local de estacionamento e pernoita perto da praia de Santa Marta, N 42º 6.855'  W 08º 50.201'
Percorridos 198 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário