sábado, 11 de junho de 2016

Aveiro
Dia 1 (11 de junho de 2016)
(Vila Nova de Gaia - Aveiro)
Vamos neste fim de semana revisitar novamente Aveiro e aproveitar esta saída essencialmente para passear, descansar e descontrair um pouco.
Saímos por volta das 9,30 horas com destino ao parque de estacionamento destinado ás autocaravanas em Aveiro. Ali chegados verificámos que já se encontravam estacionadas cerca de 15 autocaravanas, sendo a grande maioria de matricula francesa. Este parque de estacionamento fica muito central para visitar a cidade de Aveiro.

Parque de estacionamento de autocaravanas em Aveiro

Depois de devidamente instalados fomos fazer um pequeno passeio a pé pela zona central da cidade.
Nessa zona já se fazia sentir a grande azáfama de turistas que por ali passeavam, quer a pé, de comboio turístico, Tuk Tuk's, nas bicicletas "Buga" e essencialmente nos cruzeiros turísticos na ria.
Após o almoço que foi a bordo da autocaravana, regressámos novamente à zona central da cidade e fomos fazer um dos percursos turísticos de cerca de 45 minutos num barco "Moliceiro", percorrendo os canais da ria.

Visita efectuada no barco moliceiro "O Marnoto"

Este barco antigamente utilizado na apanha do "moliço" é hoje utilizado para fins turísticos como meio de transporte dos inúmeros turistas que visitam a cidade de Aveiro nos percursos através dos canais da ria.
Esse percurso foi efectuado pelos 4 canais da ria, Canal Central, Canal das Pirâmides, Canal do Cojo e Canal de São Roque.

Foto a bordo do barco Moliceiro 

No Canal do Cojo podemos apreciar a antiga fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos que foi recuperada e onde se encontra instalado actualmente o Centro de Congressos de Aveiro bem como alguns serviços públicos.

A antiga fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos

Nesse percurso podemos ainda apreciar diversas pontes com especial destaque para as pontes de "Carcavelos" também conhecida como ponte dos namorados e a ponte dos "Botirões".

A ponte de "Carcavelos", em Aveiro, também conhecida como ponte dos namorados

A ponte de Botirões une as quatro margens de dois canais, São Roque e Botirões e faz a ligação entre o Canal da Praça do Peixe (canal dos Botirões) e o Canal de São Roque, abrangendo as margens do Cais dos Mercantéis e do Cais dos Botirões.
A construção desta ponte é caracterizada por um tabuleiro circular com 26 metros de perímetro, suspenso por tirantes metálicos desde o seu limite interior até ao mastro inclinado, que por sua vez é sustentado por barras amarradas a um maciço de betão.
A ponte permite a circulação através de um passadiço em estrutura metálica e com o pavimento em madeira. Essa circulação pode ser efectuada a pé, de bicicleta e a utilização por utentes de mobilidade reduzida, pela existência de rampas além do acesso por escadaria.

"Ponte dos Botirões" vista através de barco Moliceiro

"Ponte dos Botirões"

Esta foi uma visita diferente e interessante, com a perspectiva da vista através dos canais da ria, pois assim pudemos apreciar um pouco da cidade bem como os edifícios históricos de Arte Nova, as marinas de sal, os palheiros de sal, armazéns de peixe, a zona moderna da cidade com especial destaque para o Fórum Aveiro e o Mercado Manuel Firmino.

Parque de autocaravanas em Aveiro com perspectiva através de barco Moliceiro




Terminado este passeio fomos ao Posto de Turismo solicitar mapas da cidade, bem como algumas informações turísticas.

Posto de Turismo de Aveiro

Aproveitámos ainda para percorrer as ruas da baixa da cidade que se encontravam com imensas bancas de todo o tipo de produtos, desde roupas novas e usadas, calçado, artesanato e doçaria, entre outros mais.

As diversas bancas de venda instaladas na Praça Dr. Joaquim de Melo Freitas em Aveiro

Banca de artesanato junto ao Forúm de Aveiro

Uma das peças que comprámos

Na ponte sobre o "Canal Central" encontra-se um conjunto de quatro estátuas em bronze, colocadas nas quatro extremidades da ponte.
Cada estátua representa um figura tradicional da cidade, sendo duas do meio laboral, a "Salineira" e o "Marnoto", e a "Parceira do Ramo" e o "Fogueteiro" características dos dias de festa.
A "Salineira", usa os trajes tradicionais e uma canastra à cabeça.

A estátua a "Salineira" em Aveiro

O "Marnoto", usa os trajes tradicionais e instrumentos próprios da faina do sal (galho)

A estátua o "Marnoto" em Aveiro


A "Parceira do Ramo", usa as roupas tradicionais femininas do dia de festa, ostentando um longo xaile. Na mão direita sustenta um ramo de flores que será entregue aos novos mordomos.

A estátua "Parceira do Ramo" em Aveiro


O "Fogueteiro", veste o tradicional gabão, por cima das roupas domingueiras, sapatos de fivela, barrete e na mão esquerda o foguete.

A estátua o "Fogueteiro" em Aveiro

Após termos efectuado a refeição fomos até ao jardim junto ao Canal Central onde estivemos a ver um desafio de futebol do Euro 2016.
Estacionamento e pernoita, coordenadas, N 40º 38.641'  W 08º 39.526'.

Sem comentários:

Enviar um comentário