sábado, 20 de agosto de 2016

Romaria da Senhora D’Agonia em Viana do Castelo
Dia 3 (20 de Agosto de 2016)
(Viana do Castelo)
Após o pequeno-almoço saímos com destino ás ruas da Ribeira para admirar os "Tapetes Floridos" que os vianenses e sobretudo as gentes da Ribeira, confeccionaram durante a noite. A “Noite dos Tapetes” acontece sempre de 19 para 20 de Agosto. Os “Tapetes Floridos” são confeccionados com sal colorido (mais de 30 toneladas), flores e apetrechos ligados à pesca. Os tapetes eram inicialmente feitos com flores e serrim mas, devido ao vento, optou-se por usar o sal, sendo mais pesado e não voando.
As ruas ficam assim embelezadas para a procissão passar.










Durante toda a manhã até à hora da procissão continuaram os concertos musicais, desfiles de Gigantones e Cabeçudos e uma regata de remo.
Por volta das 14,30 horas procedeu-se à celebração eucarística, no Adro do Santuário de Nossa Senhora da Agonia e seguida pela tradicional Procissão dos Pescadores, com os andores de Nossa Senhora da Agonia, Nossa Senhora dos Mares, Nossa Senhora de Monserrate, São Pedro e S. Domingos, levados aos ombros pelas mulheres da Ribeira, vestidas a preceito e pelos homens do mar, envergando as suas famosas camisas axadrezadas até ao cais vianense. Ali após a bênção ao mar e ás embarcações, a procissão partiu nas embarcações ao mar e ao rio através da qual os pescadores de Viana do Castelo pedem a protecção à santa da sua devoção para a faina diária. 







Após a procissão ao mar, o retorno da procissão ao Santuário foi ainda efectuado pelas ruas da Ribeira, devidamente engalanadas com os “Tapetes Floridos”. Esta procissão foi sempre acompanhada por milhares de pessoas que se encontravam ao longo de todo percurso.
Durante a noite pudemos assistir a alguns concertos musicais e fomos ao Museu do Traje ver a exposição que ali se encontrava.
Por volta da meia-noite regressámos à autocaravana para dormir e descansar já que estes dias têm sido de algum cansaço.
Local de estacionamento e pernoita em Viana do Castelo, coordenadas, N 41º 41’ 43”  W 08º 49’ 07”.

Sem comentários:

Enviar um comentário