sexta-feira, 19 de agosto de 2016


Romaria da Senhora D’Agonia em Viana do Castelo
Dia 2 (19 de Agosto de 2016)
(Praia do Cabedelo - Viana do Castelo)
Hoje a manha apresentou-se nublada e com alguns chuviscos que aliás também tinham ocorrido durante a noite e madrugada.
Procedemos à manutenção das águas e saímos com destino à cidade de Viana do Castelo para poder-mos apreciar a tão afamada romaria em honra da Nossa Senhora da Agonia, Padroeira dos Pescadores.
Actualmente estas celebrações religiosas e pagãs são parte integrante de toda a cidade e consideradas como a romaria das romarias.
A Romaria da Senhora da Agonia recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo.
Durante os dias da Romaria o programa é extenso, variado e completo. Incluem uma feira de artesanato, regatas, espectáculos musicais, grupos folclóricos, bandas filarmónicas, grupos de concertinas, diversos desfiles com cabeçudos, gigantones, zés-pereiras, grupos de bombos, carros alegóricos, desfiles da mordomia e cortejo etnográfico, procissões e fogo de artifício, entre outros.
Chegados ao destino pudemos ver as imensas autocaravanas já estacionadas nos vários locais/parques aqui existentes. Nestes espaços também havia algumas tendas montadas e muitos carros. O local por nós escolhido, foi um local amplo de terra batida com alguma gravilha à mistura, plano e aquele que de momento ainda apresentava vários locais disponíveis para estacionamento. Este local de estacionamento fica próximo da Pousada da Juventude e praticamente a cerca de 5 minutos a pé do centro da cidade.
Após devidamente estacionados tomámos o nosso pequeno-almoço a bordo e preparámo-nos para sair após vestir-mos alguma roupa que nos protegesse dos chuviscos que se continuavam a fazer sentir.
Neste espaço de tempo o parque de estacionamento foi-se enchendo de viaturas pois as pessoas deslocavam-se para se integrarem nesta romaria.

Local de estacionamento em Viana do Castelo
Chegados à baixa da cidade a chuva aumentou bastante de intensidade e fomos ouvindo alguns comentários de que o "Desfile da Mordomia", que se encontrava marcado como habitualmente para as 10 horas, teria sido adiado para a parte da tarde, isto originado pelo mau tempo que se fazia sentir.
Ao passar-mos por um supermercado e após algumas perguntas a uma lojista esta informou-nos que de facto devido à chuva que se fazia sentir o desfile havia sido adiado para as 14,30 horas.
Aqui corria o sentimento de que, de facto, o tempo iria melhorar e permitir a continuação das festividades.
Ainda percorremos algumas ruas mas a chuva aumentou de intensidade e optámos por regressar à autocaravana, mas já algo encharcados.
Ao fim da manhã o tempo já dava mostras de melhorias e com o aproximar da nova hora marcada para o grande desfile da mordomia notava-se a chegada de imensa gente que pretendia ver de perto esse desfile. O sol abriu com alguma intensidade e as bancadas montadas na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra já se encontravam completamente cheias de gente á espera de ver e apreciar o tão afamado “Desfile da Mordomia”.


Entretanto percorremos o local destinado à feira do artesanato.

Feira do artesanato

Uma das peças existentes na feira do artesanato

Uma das bancas da feira do artesanato
Há hora marcada deu-se inicio ao tão afamado “Desfile da Mordomia” com milhares de pessoas espalhadas pelas diversas ruas para poderem apreciar este desfile.




Este desfile que é um símbolo de identidade local em que centenas de mulheres desfilam envergando os diferentes trajes mais ricos de cada aldeia das freguesias de Viana do Castelo, e do bairro da Ribeira, desde as jovens lavradeiras com os seu trajes à Vianesa, ás mães e avós das famílias Vianenses, com os seus trajes negros de cerimónia, luxar e de morgada e as mordomas da festa com o colo de seus peitos repletos de lindas peças em ouro.
Os trajes à Vianesa, com uma vasta paleta de cores, exibem toda a mestria com que as lavradeiras desta região transformaram a lã de suas ovelhas e o linho do seu quintal. Este traje retrata um modo de vida comum às mulheres do campo das aldeias em redor de Viana do Castelo. O traje é composto pelas seguintes peças: chinelas lisas ou bordadas, meias de algodão bancas, saias brancas interiores, saia em riscado do tear, avental em puxados de tear, algibeira, camisa de linho, colete de ilhós, meio lenço franjado para o peito e um lenço inteiro franjado para a cabeça. A este conjunto de peças, exclui-se a algibeira no traje à Vianesa das Terras de Geraz do Lima.
Estas características deste traje tornam-no único no panorama da indumentária popular em Portugal, sendo assim facilmente reconhecido e identificado com a região de origem.



 
 
 


 





Nos trajes das mordomas vislumbramos todo o esplendor e requinte com os seus tecidos de caxemira, baeta e astrakan, finamente bordados com pequenas centelhas de luar e decorados com a mais bela panóplia de jóias populares, das quais emanam os mais puros raios de sol.
Em geral estes trajes são de fundo preto, considerada uma cor sóbria usada nos momentos mais solenes, mas podemos ver também alguns em azul ferrete, sendo este considerado de casa abastada.
Geralmente o lenço de cabeça das Mordomas é em seda, lenços com ou sem franja também esta em seda. Os lenços mais comuns são os apelidados de lenços de Tapete. Podemos também ver algumas Mordomas com um véu de tule. Adereço indispensável num traje de Mordoma é o palmito ou vela votiva. A vela votiva, ou vela de mordomia, era um adereço usado pelas mordomas na missa da festa da sua freguesia. Já os palmitos são feitos a partir de um ramo de palmeira, onde as folhas são trabalhadas de modo a obter-se variados efeitos decorativos. Juntamente com os palmitos e velas votivas, usam-se lenços de amor, estes bordados apenas a ponto de cruz com linha vermelha sobre pano de linho.
 O “Desfile da Mordomia” é considerado uma montra viva dos trajes e do ouro da região e no qual este ano participaram cerca de 550 Mordomas  envergando os diferentes trajes mais ricos de cada aldeia das freguesias de Viana do Castelo.
Existem Casos de  mordomas que durante o "Desfile da Mordomia" chegam a "carregar" mais de três quilos de ouro ao pescoço. 




 


No fim deste desfile deu-se início à Procissão Solene com Quadros Bíblicos, em honra de Nossa Senhora da Agonia.
Ao início da noite começaram os desfiles musicais, concertos, exibições de Grupos Folclóricos e o 4º encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo.
Pouco depois da meia-noite, no Jardim Marginal, pudemos assistir à sessão de fogo-de-artifício.
AS da Praia do Cabelo em Viana do Castelo, coordenadas, N 41º 41’ 02”   W 08º 50’ 00”
Local de estacionamento e pernoita em Viana do Castelo, coordenadas, N 41º 41’ 43”  W 08º 49’ 07”.
Percorridos 6 Kms

Sem comentários:

Enviar um comentário