domingo, 21 de agosto de 2016

Romaria da Senhora D’Agonia em Viana do Castelo
Dia 4 (21 de Agosto de 2016)
(Viana do Castelo)
Após uma noite bem dormida e de um pequeno-almoço a bordo da autocaravana fomos assistir à missa dominical, celebrada no Santuário de Nossa Senhora da Agonia.
Durante o percurso fomos já vendo alguns carros alegóricos que passavam nas ruas e com destino à marginal, local de concentração para o cortejo Histórico-Etnográfico que se iria realizar por volta das 14 horas e vimos que já havia muitas cadeiras e bancos ao longo do trajecto que iria ser percorrido pelo desfile. Estas cadeiras e bancos, segundo informação de um agente de segurança, já foram colocados durante a noite e destinam-se a marcar o lugar de algumas pessoas para poderem assistir ao desfile. Convém também referir que algumas destas cadeiras e bancos também se destinam a ser alugadas.




Mesmo a esta hora já se nota muito movimento de pessoas que vão chegando, quer de viatura própria quer em autocarros, o que deixa prever que muita gente irá estar presente no desfile.
Após a eucaristia percorremos algumas ruas da cidade e em seguida passámos pela marginal onde pudemos apreciar alguns dos carros alegóricos que ali já se encontravam.









O almoço foi efectuado num dos restaurantes próximos do parque de estacionamento de modo a posteriormente podermos procurar um local que nos permitisse ver o desfile. Já nessa altura se viam as ruas que estavam apinhadas de gente.
Pouco depois das 13,00 horas a gente que se encontrava nos passeios à espera do início do cortejo já era tanta que não valia a pena procurar muito qualquer lugar com maior visibilidade pelo que acabámos por ficar na Rua Abel Viana local do início do cortejo.
Por problemas surgidos na máquina fotográfica não nos foi possível efectuar qualquer fotografia do cortejo “Histórico-Etnográfico”, o que de facto lamentámos já que foi um cortejo muito interessante.
Este desfile durou mais de 3 horas, e participaram cerca de 3.000 figurantes, com pouco mais de 30 carros alegóricos e cerca de 165 quadros temáticos.
As estimativas apontam para mais de 500.000 pessoas que terão assistido a este desfile e nos 3 dias cerca de 1 milhão de pessoas terão estado nestas festividades.
Para fechar estas festividades nada melhor do que um espectacular fogo de artificio que foi proporcionado a estes milhares de espectadores que vibraram bastante com a sua espectacularidade.
Local de estacionamento e pernoita em Viana do Castelo, coordenadas, N 41º 41’ 43”  W 08º 49’ 07”.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário