domingo, 12 de junho de 2016

Aveiro
Dia 2 (12 de junho de 2016)
(Aveiro - Vila Nova de Gaia)
Neste local de estacionamento passaram a noite cerca de 28 autocaravanas.
Após o pequeno almoço voltámos novamente a passear um pouco pela baixa da cidade e fomos até à Igreja da Nossa Senhora da Apresentação. Esta igreja foi construída sobre uma capela dedicada a São Gonçalo e a sua construção remonta à primeira metade do século XVIII, tendo na segunda metade desse mesmo século sofrido modificações. A fachada apresenta dois painéis de azulejos com motivos hagiográficos e o altar está totalmente revestido em talha dourada. Entre as estátuas, merece especial atenção uma Virgem Gótica em alabastro feito em Nottingham.
Na altura da nossa visita estava para iniciar a missa dominical pelo que optámos por ficar e assistir à homilia.

Igreja Nossa Senhora da Apresentação em Aveiro

Após continuámos a nossa visita até ao mercado do peixe situado na Praça do Peixe, local onde se encontram inúmeros bares e restaurantes. Nessa praça pudemos apreciar o chafariz cuja construção data de 1876.

Chafariz situado na Praça do Peixe em Aveiro

Continuando a nossa visita passámos pela Capela de São Gonçalinho, também conhecida como Capela de São Gonçalo ou ainda como Capela de São Gonçalo de Amarante.
A sua construção é de 1714, sob a invocação de São Gonçalo, a quem é atribuído o poder de curar doenças ósseas e a resolução de problemas conjugais.
A Capela foi construída em pedra de Ançã, que é uma pedra calcária de cor clara, entre o amarelado e o branco-azulado. O portal da fachada é encimado por um nicho onde se insere a estátua seiscentista de São Gonçalo de Amarante.
Não foi possível visitar interiormente a capela uma vez que a mesma se encontrava fechada.

Capela de São Gonçalinho em Aveiro

No largo da capela encontra-se também uma estátua de homenagem a São Gonçalinho. Esta estátua com 2,68 metros de altura, é uma obra do escultor Paulo Neves e encontra-se esculpida em pedra de Estremoz.

Estátua de homenagem a São Gonçalinho em Aveiro

Após o almoço que foi efectuado num dos bares da baixa da cidade, fomos fazer uma visita no comboio turístico. Essa visita foi bastante agradável uma vez que a mesma tem um percurso histórico e cultural muito interessante e além disso é comentada e explicada por um guia que integra o comboio.
Durante o percurso foi efectuada uma paragem nas salinas onde o guia do comboio turístico nos falou sobre as salinas passadas e presentes e ainda sobre "a salicornia" que ali se encontra.
A "Salicornia", também conhecida por "sal verde" ou "espargo do mar", devido à sua semelhança aos espargos verdes, pode ser um óptimo substituto do sal, podendo ser utilizada em saladas frescas ou mesmo cozinhada.
Enquanto nos era fornecida esta informação foi colhido um pequeno pé de salicornia para provar-mos.

Apanha de um pequeno pé de Salicornia nas salinas de Aveiro

Salinas de Aveiro

Salinas de Aveiro

Sal produzido nas salinas de Aveiro

Continuando o percurso passámos pela prestigiada Universidade de Aveiro, por alguns parques verdejantes, a Estação Ferroviária, alguns edifícios de Arte Nova, entre outros locais de interesse.
Terminada esta visita no comboio turístico deslocá-mo-nos para a autocaravana a fim de iniciar-mos a nossa viagem de regresso com passagem pela AS de Oliveira de Azeméis para a respectiva manutenção de águas da autocaravana e chegada a Vila Nova de Gaia,  por volta das 18,00 horas.
AS de Oliveira de Azeméis, N 40º 50' 37''  W 08º 27' 59''
Total de Kms realizados nesta saída: 164
*
As descrições de locais bem como de monumentos e/ou um pouco de história, são essencialmente recolhidas através de informação existente em sites de Turismo, incluindo as do Posto de Turismo, site da Câmara Municipal de Aveiro e consultas na Wikipédia.


Sem comentários:

Enviar um comentário