domingo, 14 de junho de 2015

Festa da Cereja em Alcongosta, Fundão 2015
Dia 3 (14 de Junho de 2015)
(Belmonte – Fundão – Vila Nova de Gaia)

De manhã acordámos com chuva, aliás durante a noite esteve a chover e em algumas alturas a chuva foi com alguma intensidade.
Após o pequeno-almoço procedi à manutenção da cassete e em seguida partimos com destino ao Fundão, tendo estacionado no parque do Pavilhão Multiusos.
A chuva manteve-se durante quase toda a manhã pelo que apenas dei um pequeno passeio a pé por algumas ruas do Fundão.
Após o almoço e dado a chuva ter parado optámos por nos deslocar ao Posto de Turismo local onde nos forneceram informações turísticas e mapas e pudemos desde logo apreciar a Casa dos Maias que é um solar barroco do século XVIII.
É uma casa brasonada de dois pisos e a fachada principal que apresenta dois portais decorados, janela de peitoril com espaldar curvo e avental com vão em arco abatido.


Continuando pela Rua da Cale podemos admirar o “Chafariz dos Golfinhos”, cuja data de construção é do século XX. Este chafariz é em granito, delimitado por duas pilastras e encimado por frontão curvo e falso beiral. Apresenta duas bicas em forma de peixes cruzados que desembocam em taça concheada circular. Apresenta também um brasão esculpido com data de 1747.


Na Praça Velha podemos admirar uma estátua em homenagem ao director e fundador do Jornal do Fundão, o jornalista António Palouro.


Dado a chuva ter retomado e com alguma intensidade, regressámos à autocaravana e iniciámos a viagem de regresso pela estrada das beiras, estrada montanhosa e algo sinuosa mas com algumas paisagens espectaculares como aquela que pudemos admirar no miradouro e parque merendeiro e de lazer “Varandas de Avô”.
Deste pequeno miradouro em pedra com alguns bancos temos uma vista fantástica de natureza envolvente, enriquecida pela beleza patrimonial da vila de Avô e cujo amontoado de casas se vai alastrando pela encosta do monte até ás margens do Rio Alva e a Ribeira de Pomares.
A aldeia de Avô é considerada uma das mais belas localidades portuguesas, tendo por esse motivo sido escolhida a sua fotografia para capa do livro de arte “As Mais Belas Aldeias de Portugal”.




Após esta breve paragem continuámos a viagem de regresso tendo efectuado nova paragem em Estarreja onde jantámos e em seguida seguimos para Vila Nova de Gaia e na passagem por Grijó abastecemos de gasóleo no posto do Pingo Doce a 1,175 € o litro.
Local de estacionamento no Fundão, coordenadas, N 40º 08’ 15’’  W 07º 30’ 14’’
Percurso efectuado de Belmonte ao Fundão 39 Km
Percurso efectuado do Fundão a Vila Nova de Gaia 258 Km
Total de Kms realizados nestes 3 dias de viagem: 630
 ***
As descrições de locais bem como de monumentos e/ou um pouco de história, são essencialmente recolhidas através de informação existente em sites de Turismo, incluindo os dos Postos de Turismo, complementada também por consultas na Wikipédia, e nos sites das Aldeias Históricas de Portugal, Rede de Judiarias de Portugal, Câmara Municipal de Castelo Branco e Junta de Freguesia de Alpedrinha.


Sem comentários:

Enviar um comentário