segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia 4 - A nossa primeira saida

Dia 4 – 22 de Abril de 2013 (Grutas da Moeda – Pia do Urso e Figueira da Foz)

“As Grutas da Moeda situam-se em S. Mamede, concelho da Batalha, apenas a 2 Km de Fátima. Estão inseridas no Maciço Calcário Estremenho, sendo uma das suas principais atracções turísticas. A sua descoberta aconteceu em 1971, por dois caçadores que perseguiam uma raposa que se terá refugiado num algar existente no meio da floresta. Movidos pela curiosidade entraram e percorrendo o seu interior aperceberam-se da sua beleza natural, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Durante dois meses o local foi sendo explorado pelos dois homens, permitindo a descoberta de várias galerias que se viriam a revelar de interesse científico e turístico e que  hoje fazem parte da área visitável da gruta. Posteriormente uma equipa de geólogos e espeleólogos confirmou o seu interesse científico havendo desde essa fase e até aos dias de hoje uma profunda preocupação na preservação rigorosa da gruta e de toda a área envolvente. A cada uma das salas e galerias foram atribuídas denominações, sugerindo diferentes imagens: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. A extensão visitável da gruta é de 350 metros e a sua profundidade é de 45 metros abaixo da cota da entrada. A temperatura ronda os 18º C durante todo o ano.”
Lenda da Moeda (relacionada com o nome da gruta)
“Segundo a tradição, em tempos idos, um homem abastado destas redondezas ao passar por um bosque, em torno de um algar, foi assaltado por um bando de malfeitores que lhe tentaram saquear a bolsa de moedas que trazia à cintura. Com a confusão do assalto, o homem caiu para dentro do algar, levando consigo a bolsa de moedas tão cobiçadas pelos assaltantes. Pelo precipício se espalharam e perderam irremediavelmente as moedas, dando ao algar o nome pelo qual ainda hoje é conhecido – Algar da Moeda.”
(Textos retirados da informação turística fornecida na bilheteira das Grutas aquando da aquisição dos bilhetes de ingresso.)
Grutas da Moeda – N 39º 37’ 27,2’’    W 8º 42’ 17,3’’






Continuamos a viagem e fomos em direcção à aldeia da Pia do Urso.
Local carregado de história, a Aldeia da Pia do Urso oferece aos visitantes uma 
paisagem natural verdadeiramente deslumbrante, onde poderá apreciar também o magnífico trabalho de restauro das habitações típicas desta região serrana, em que a pedra e a madeira se constituem como os principais materiais utilizados.
Nesta aldeia recuperada, está também instalado o primeiro ECOPARQUE SENSORIAL destinado a Invisuais de Portugal. Um conceito inovador, que pretende levar até estes cidadãos a possibilidade da apreensão do meio envolvente que os rodeia utilizando para o efeito, os restantes sentidos particularmente o tacto e o olfacto.
Dada a singularidade do espaço natural onde está inserido, o lugar de Pia do Urso carrega em si um misto de fábula e magia, prevalecendo duas lendas em redor deste lugar, que a seguir se dão conta de forma sumária.
Começando pela provável origem do nome desta localidade, dizem os mais antigos que a designação se ficou a dever ao facto de um urso (provavelmente um Urso Ibérico) aproveitar uma das pias existentes no maciço rochoso e aí beber água com frequência.
A pia em questão, devidamente assinalada no local, apresenta um declive natural que facilitaria a este e a outros animais a ingestão do líquido, numa zona, recorde-se, densamente arborizada.
Outra lenda em redor da Pia do Urso aborda a existência, há alguns anos, de uma oliveira diferente das demais, em virtude desta apresentar a rama preta e ao longo da sua vida nunca ter produzido azeitona. A explicação para estes factos bizarros, apontavam os mais idosos, relacionava-se com a hipótese de, aquando da permanência naquele local dos exércitos franceses, a oliveira ter servido de esconderijo de armas, munições e pólvora.
Informação constante no site oficial da CM da Batalha.





Efectuada a visita da Aldeia da Pia do Urso fomos em direcção à cidade da Figueira da Foz aonde pernoitámos no estacionamento existente junto à praia.
Estacionamento e pernoita, coordenadas N 40º 08’ 54’’      W 08º 52’02’’
Percorridos 113 Km

Sem comentários:

Enviar um comentário