sábado, 20 de abril de 2013

Dia 2 - A nossa primeira saida

Dia 2 (20 de Abril de 2013)
(Coimbra)

Coimbra é uma cidade muito rica em património e cultura mas optámos por visitar mais detalhadamente a Quinta das Lágrimas e os seus jardins. 
A Quinta das Lágrimas localiza-se na margem esquerda do Mondego na freguesia de Santa Clara, na cidade e concelho de Coimbra.
Ocupa uma área de 18,3 hectares em torno de um  palácio do século XIX requalificado em nossos dias como hotel de luxo. Nos seus jardins acumulam-se memórias desde o século XIV, tanto nos elementos construídos como nas árvores, nas lendas populares e na sua própria história.
Neles se encontram as chamadas “Fontes dos Amores” e “Fonte das Lágrimas”.
A quinta e as duas citadas fontes são célebres por terem sido cenário dos amores do príncipe D. Pedro (futuro Pedro I de Portugal) e da fidalga D. Inês de Castro, tema de inúmeras obras de arte ao longo dos séculos.
Informação recolhida na Wikipédia.




E alguns canteiros de “horta” com “couves e favas” nos jardins


Efectuámos seguidamente uma visita ao Mosteiro de Santa Clara a Velha.
O Mosteiro de Santa Clara de Coimbra é conhecido popularmente como Convento de Santa Clara-a-Velha e localiza-se na margem esquerda do rio Mondego e na freguesia de Santa Clara.
“Fundado em 1283, por D. Mor Dias, o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra foi entregue às freiras clarissas pouco depois. Dona Isabel de Aragão, a Rainha Santa Isabel, interessou-se pelo convento, entretanto extinto, e mandou construir novos edifícios em estilo gótico, de que se destacam o claustro e a igreja, sagrada em 1330.
O Mosteiro cedo foi palco das inundações provocadas pelo rio Mondego e alvo de adaptações arquitectónicas a esta circunstância. Finalmente em 1677, as freiras mudaram-se para um novo edifício, construído num lugar mais elevado, passando o primitivo a ser chamado Santa Clara-a-Velha.
Depois de um amplo projecto de valorização este monumento Nacional e Sítio Arqueológico (Séculos XIV – XVII), passou a dispor de um Centro Interpretativo. O percurso do visitante engloba visita às ruínas, exposição de espólio arqueológico conventual, exibição de filmes e modelação virtual.”
Informação recolhida do site oficial da "Rota da Bairrada"





Estacionamento e pernoita na AS de Coimbra, coordenadas N 40º 11' 58''      W 08º 25' 44''

Sem comentários:

Enviar um comentário