domingo, 25 de outubro de 2015

5º Festival da Castanha em Arouca
Dia 2 (25 de Outubro de 2015)
(Arouca - Vila Nova de Gaia)

Durante a manhã fomos ao Posto de Turismo solicitar informações sobre locais de interesse a visitar bem como alguns mapas e apenas a partir desse momento é que tomámos conhecimento dos vários pontos de interesse turístico que existem nesta região e que pensamos percorrer e visitar numa próxima viagem.
Aproveitámos para percorrer algumas das ruas e admirar algumas construções recuperadas.


Câmara Municipal de Arouca
Em seguida fomos até ao “Calvário de Arouca” que fica localizado a norte da Vila, e fica sobre uma imensa massa granítica, sobressaindo na sua parte mais elevada 3 cruzes, das quais a central tem a data de 1627. No centro, a encimar todo o conjunto tem um púlpito também em granito. As restantes cruzes da via sacra encontram-se espalhadas pelas diversas ruas da Vila.





O almoço foi novamente no Restaurante Pedagógico que funciona no refeitório do Mosteiro e que aproveitámos para saborear um delicioso prato de “rojões com castanhas em cama de legumes”.
Em seguida efectuamos a manutenção da autocaravana deslocámo-nos até ao monte da Senhora da Mó que se situa a cerca de 8 Km da Vila de Arouca e que se eleva a 711 metros de altitude.
Do seu cume temos uma vista panorâmica de todo o vale de Arouca, como ainda podemos observar a serra de Montemuro e o cume de São Macário, na serra de Arada.

Vista panorâmica desde o Monte da Senhora da Mó
No seu ponto mais elevado existe uma capela dedicada a Nossa Senhora da Mó, capela essa que se presume ser do século XVI.

Capela dedicada a Nossa Senhora da Mó
Em Arouca a Nossa Senhora da Mó é considerada advogada dos campos, das colheitas e dos animais e protectora contra as secas e as trovoadas.
Diz-se também que a Nossa Senhora da Mó tem mais seis irmãs, por igual número serem as ermidas de invocação mariana que se avistam da sua capela, localizadas nos montes em redor: Senhora do Monte, Senhora da Laje, Senhora das Amoras, Senhora do Castelo, Senhora Guia e Santa Maria do Monte.
Não foi possível entrar na Capela uma vez que a mesma se encontrava fechada tendo, após uma visita pelo local, empreendido a viagem de regresso.


As descrições de locais bem como de monumentos e/ou um pouco de história, são essencialmente recolhidas através de informação existente em sites de Turismo, incluindo as do Posto de Turismo, site da Câmara Municipal de Arouca, literatura do Círculo de Leitores e consultas na Wikipédia.

Sem comentários:

Enviar um comentário